Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Digital DAY

Ministério da Infraestrutura promove dia dedicado a Programa de Transformação Digital

Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2019, 17h38 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2019, 15h15

Evento realizado nesta quarta (7) dá prosseguimento à série de ações do programa, que propõe a inovação de métodos, acessibilidade e redução de gastos

Corte Marcelo SAmpaio Digital Day

A Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura, por meio da sua Subsecretaria de Gestão Estratégica e Inovação, promoveu, nesta quarta-feira (7), o Digital Day, um dia dedicado ao Programa de Transformação Digital, que está em execução na Pasta e nas entidades vinculadas. Por meio de palestras ministradas por autoridades do setor de transportes e da área de Tecnologia da Informação, foram abordadas diferentes perspectivas relacionadas à inovação, acessibilidade e transformação digital.

O secretário-Executivo do MInfra, Marcelo Sampaio, enalteceu a iniciativa e destacou a importância do programa para a consolidação dos objetivos estratégicos da Pasta. “Nós temos uma grande missão, que é a retomada do crescimento econômico do país. Para isso, precisamos dar continuidade ao Programa de Transformação Digital, que em muito auxilia o Ministério nesse objetivo”, destacou. “O propósito desse grande evento é que possamos entender como podemos transformar de forma digital os serviços que prestamos à sociedade. Pretendemos levantar a bandeira da inovação de métodos, ideias e ações pelo meio digital”, completou o secretário.

Marcelo Sampaio falou também sobre competitividade e ações já empreendidas pela Pasta, como a implantação da Carteira Nacional de Habilitação Digital e da transferência digital de pontos entre CNHs. “São exemplos de ações simples, mas que trazem comodidade ao cidadão e economia aos cofres públicos. Todos nós que fazemos parte desse grande Ministério temos o desafio de pensar no que podemos revolucionar em termos de agilidade digital, acessibilidade, contenção de gastos e inovação”, afirmou Sampaio.

Foto Digital Day 1Abrindo o ciclo de palestras, Fernando Coelho, subsecretário de Gestão Estratégica e Inovação, trouxe detalhes sobre o Programa de Transformação Digital. Além de falar sobre os objetivos, diretrizes e eixos temáticos, Coelho explicou que o programa está diretamente vinculado à visão estratégica do Ministério, que é, em longo prazo, possibilitar que o Brasil se torne líder em termos de infraestrutura na América Latina.

 “O nosso objetivo é chegar ao final desse ciclo de gestão na primeira posição nos indicadores que medem a competitividade de infraestrutura na América Latina, e fazer com que o setor de transportes deixe de ser um gargalo e passe a ser um catalisador da competitividade no país”, aponta o gestor.

Para que esse objetivo seja possibilitado, Coelho salienta que é indispensável a plena execução do Programa de Transformação Digital. “Mesmo que tenhamos uma infraestrutura física excelente, é necessário inovar digitalmente para alavancarmos rumo aos objetivos do MInfra”, explicou.

O evento contou ainda com palestras ministrados por integrantes do Ministério da Infraestrutura e pelas entidades vinculadas, entre eles: Jerry Dias, diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Marcello da Costa, diretor do Departamento de Gestão e Projetos Especiais da SNTT, Ricardo Strauss, analista de Tecnologia da Informação da SNTPA, Gustavo Sanches, superintendente de Tecnologia da Informação da ANAC, Augusto Vedan, gerente de Afretamento da navegação da Antaq, Rone Evaldo, analista de Infraestrutura da SNTT, João Paulo, superintendente de transporte de passageiros da ANTT, Eduardo Queiroz, gerente de autorização de navegação da Antaq, e Gabriel Ervilha, diretor do Departamento de Fomento e Desenvolvimento da Infraestrutura da SFPP.

Assessoria Especial de Comunicação

Ministério da Infraestrutura

Clique aqui e confira as fotos. 

analog icone da camera 23 2147511482

Fim do conteúdo da página