Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Oficina de Desdobramento

Secretaria Executiva realiza primeira Oficina de Desdobramento do Planejamento Estratégico

Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2019, 16h18 | Última atualização em Segunda, 27 de Maio de 2019, 17h41

Encontro foi o primeiro do ciclo que promoverá, até maio, alinhamentos com todas as secretarias e vinculadas do Ministério

Oficina de Desdobramento5

A Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura, por meio da sua Subsecretaria de Gestão Estratégica e Inovação iniciou, na última quinta-feira (26), com a Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias (SFPP), o ciclo de oficinas de desdobramento da estratégia lançada no dia 8 abril. O encontro será realizado com cada secretaria e entidade vinculada para explicitar as contribuições de cada uma para o alcance dos objetivos estratégicos.

Fernando Coelho, subsecretário de Gestão Estratégica e Inovação, abriu a reunião abordando a importância do alinhamento estratégico das ações realizadas pelas unidades do Ministério. “O objetivo da oficina é iniciar a construção do portfólio de iniciativas e indicadores estratégicos, além de integrar as ações e instrumentos de planejamento no âmbito do Ministério e suas vinculadas.” Conforme explanado por Orlando Filho, Gerente de Projeto da Subsecretaria de Gestão Estratégica e Inovação, “o Planejamento do Ministério adota a metodologia Balance Scorecard (BSC), que é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzirem sua estratégia em objetivos operacionais que direcionam o comportamento e o desempenho”.

Durante a oficina, foi utilizada a ferramenta Mapa de Transversalidade para identificar as contribuições diretas e indiretas da unidade para cada objetivo estratégico, seguida do Mapa de Contribuição, que auxiliou na reflexão sobre indicadores, metas e iniciativas associados a essas contribuições.

Ao final do encontro, houve a explanação do material construído durante a oficina e feedback dos participantes sobre o evento. “O exercício de desdobramento da estratégia foi muito importante para esclarecer o nível do trabalho que se inicia. Verifico que os servidores da SFPP terminaram a atividade bastante motivados em contribuir para o atingimento dos objetivos estratégicos do Ministério”, comenta Erico Guzen, Diretor do Departamento de Política e Planejamento Integrado da SFPP.

DESDOBRAMENTO DA ESTRATÉGIA – Desde o lançamento da Estratégia, no dia 8 de abril, foram traçadas as etapas de desdobramento. Neste primeiro momento, que vai até o dia 15 de maio, serão realizadas oficinas com as secretarias e vinculadas do Ministério. O resultado desta etapa é a Lista Preliminar de Indicadores e Iniciativas. Na etapa seguinte serão realizadas consolidações setoriais das contribuições,reunindo secretarias e unidades vinculadas. O produto final do processo é o Portfolio de Iniciativas Estratégicas e Indicadores, que será objeto de monitoramento por meio de Reuniões de Acompanhamento da Estratégia (RAE), realizadas periodicamente.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Fim do conteúdo da página